Foi no ano de 1927 que a Companhia Territorial Sul Brasil, tendo como Diretor o Dr, Carlos Culmey, deu início à colonização da região que  compreende o atual Município de São Carlos. Pequenos grupos, descendentes de alemães, vindos do Rio Grande do Sul “Colônia Velha”, mas especificamente do Vale do Rio Taquari e também de Montenegro e São Sebastião do Caí. Fruto da intensa e sistemática ocupação do seu território, com a conseqüente formação de um núcleo urbano, este se transformou no 14 distrito de Chapecó no ano de 1938. E no dia 30 de dezembro de 1953 a Assembléia Legislativa concedia a São Carlos a sua emancipação politíco-administrativa. O Município instalou-se no dia 21 de fevereiro de 1954.

         Com o passar dos anos, gradativamente aumentando o número de colonos que vinham fixar residência em São Carlos, este povoado se transformou em núcleo urbano, o que em conseqüência, trouxe profissionais de diversas atividades, como o médico Dr. Walter Hund e os dentistas práticos Ivo Hermes e Alfredo (Fritz) Hermes. Mais tarde, em homenagem ao Dr. Carlos Culmey, foi dado à nascente localidade o nome de São Carlos.

         Em 1953 foi fixado o novo quadro territorial do Estado de Santa Catarina, sendo criado, juntamente com outros, o Município de São Carlos, compreendendo os distritos de São Carlos e Saudades. Sua instalação se verificou a 21 de fevereiro de 1954, sendo seu primeiro prefeito provisório o Sr. Silvênio Piccoli. Em 1961, aproximadamente 2/3 do território do município de São Carlos foram desmembrados com a criação dos municípios de Saudades, Pinhalzinho e Modelo.

COPYRIGHT © 2010 PALACE HOTEL ARTFICIO